terça-feira, 15 de março de 2011

Terremoto traz, além de destruição, impactos na economia mundial



O terremoto no Japão não devastou somente o país, mas já mostrou impactos na economia. Além dos tsunamis e tristeza, o fenômeno provocou queda no mercado financeiro mundial. Até no Brasil foi registrada queda de 1,82% no pregão on-line da BM&f Bovespa.

No início da semana, as bolsas européias operaram no vermelho, atenta às notícias do desastre. Na bolsa de Londres, o FTSE 100 registrou queda de 0,41%, aos 5.821,30 pontos, puxado pelas ações da BP, que caíram 1,84%.

Em Paris, segundo informações da CNN, o CAC 40 teve retração de 0,93%, aos 3.927,30 pontos, enquanto em Frankfurt, o índice DAX cedeu 0,94%, para 6.997,00 pontos.

Em Madri, o Ibex 35 caiu 0,42%, para 10.391,50 pontos e, em Milão, o FTSE MIB recuou 0,84%, para 21.900,00 pontos. As ações das seguradoras foram as que revelaram maior queda.

Os principais índices de ações dos EUA já haviam fechado em forte queda na véspera devido a outros fatores externos. A inflação da China também ultrapassou o que era esperado.

No que se refere ao setor imobiliário, as notícias também não são nada boas, como já mostramos na post de sexta-feira. Há especulações de uma bolha no setor, que também fechou em queda nas últimas sessões.

As ações de empresas que investem neste mercado, como Poly Real Estate e Gemdale Corporation, foram desvalorizadas em 1,68% e em 2,24%, respectivamente.

Como o resto do mundo, a bolsa de valores asiática fechou em queda na sexta-feira. O índice Nikkei fechou no menor nível em cinco semanas, caindo 1,72 por cento, já que as operações na bolsa japonesa se encerraram depois do terremoto.

O iene, moeda japonesa, também apresentou queda frente ao dólar: passou de 82,80 para 83,29 ienes por dólar após os tremores.

Mesmo assim, alguns especialistas prevêem que o impacto negativo na economia será apenas a curto prazo. Com a recuperação prevista, a situação tende a melhorar.

O Banco do Japão (BOJ, o banco central do país) já anunciou a constituição de uma equipe para administrar a tragédia e procura conter as preocupações do mercado, dizendo que irá oferecer oferta de liquidez, de modo a garantir a estabilidade dos mercados financeiros e a liquidação estável dos fundos nas próximas semanas.

Até o iene deverá ser logo fortalecido, já que as seguradoras japonesas irão precisar de recursos para suprir os danos e assim poderá haver ressarcimento do capital investido no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...