sexta-feira, 11 de março de 2011

Governo chinês irá investir 200 bi em casas populares



Receando uma bolha no mercado imobiliário, a China irá investir em casas populares, afirmou nesta quarta o vice-ministro de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, Qi Ji . A preocupação se deve ao grande aumento de preços de novas casas em relação ao ano passado.

O governo chinês irá investir este ano cerca de 200 bilhões de dólares na construção ou renovação de 10 milhões de casas populares, para evitar que o ritmo da inflação incentive a especulação imobiliária e vice-versa, resultando em uma crise.

Em janeiro, o preço dos imóveis subiu a um ritmo anual de 1,5% em Xangai  e 6,8% em Pequim, onde o metro quadrado chega a custar 3 mil dólares. Cidades menores conseguiram ter um aumento mais elevado ainda.

Em Haikou, no sul do país, o aumento foi de 21,6% e em Yueyang e Ganzhou, no centro, os percentuais chegaram a 14,2% e 12,3%. Ao lado da inflação, essa alta no preço das residências se alçou como o principal problema social da China atualmente.

Essa alta, segundo o vice-ministro, se deve á demanda de especuladores, principal alvo das restrições adotadas nos últimos meses para aquisição de imóveis.

Com isso, a emergente classe média encontra cada vez mais dificuldades para comprar apartamentos ou casas, o que se tornou algo quase impossível para a massa de baixa renda.

Esse quadro gerou a maior insatisfação da população em 11 anos, segundo pesquisa feita pelo banco central em dezembro. O que é alarmante para os líderes do Partido Comunista - ainda mais com os protestos contra regimes autoritários no mundo árabe - pois já existem ondas de manifestações contra o governo.

Para tentar resolver esse descontentamento social, e evitar uma possível bolha, controlando o setor imobiliário, o governo pretende até 2015 construir 36 milhões de casas populares.

Uma ação que deve apresentar resultados, já que se forem construídas as prometidas 10 milhões de casas anunciadas pelo governo, essa quantidade consiste em mais da metade do número de unidades construídas no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...