segunda-feira, 28 de março de 2011

Setor imobiliário ganha índice de rentabilidade



 Paulo Picchetti (FGV), Emílio Otranto (diretor BM&FBOVESPA e presidente do conselho consultivo do IGMI-C), Luiz Guilherme Schymura de Oliveira (diretor Ibre/FGV), Carla Safady (Valia e vice-presidente do conselho do IGMI-C) e José de Souza Mendonça (presidente Abrapp)
O Ibri (Índice de Referência de Rentabilidade do Mercado Imobiliário Brasileiro),sobre o qual já falamos aqui se tornou realidade e trocou de nome. O Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial (IGMI-C) foi lançado na primeira quinzena de fevereiro e promete ser um bom aliado do mercado imobiliário.
O índice foi encomendado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) para a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é inédito no país.
Ele irá garantir mais segurança e transparência aos investidores de imóveis comerciais como shoppings, hotéis e escritórios, pois servirá de referência da rentabilidade e indicará a valorização desses empreendimentos no país. O que também irá contribuir para as vendas de imobiliárias e construtoras.
O IGMI-C é calculado a partir de informações de valores avaliados dos imóveis, despesas operacionais, receitas totais, investimentos e vendas de imóveis, fornecidos por um grupo de empresas dos setores financeiro e imobiliário e fundos de pensão.
A série histórica, divulgada no dia 11 de fevereiro, vai dos anos 200 ao fim de 2010 e contou com 26 colaboradores entre entidades de classe, consultores, administradores e gestores de carteiras imobiliárias e incorporadores. O resultado mostrou uma rentabilidade de aproximadamente 638% dos imóveis comerciais.
O índice irá possibilitar que os investidores no setor imobiliário tenham uma visão mais ampla e agregada do mercado e da rentabilidade dos imóveis, pois anteriormente cada um só conhecia os resultados de sua alçada, sem conseguir relaciona-los aos do restante do mercado.
 O indicador também será útil para as vendas, na apresentação dos
imóveis comerciais aos clientes. Assim, os corretores e donos de imobiliária poderão passar mais segurança ao cliente, baseado nos resultados de rentabilidade divulgados pelo índice.
 A divulgação do IGMI-C dos imóveis comerciais vai ser trimestral e irá considerar o retorno dos investimentos em imóveis comerciais, divididos entre o retorno referente à valorização dos imóveis e o retorno referente ao fluxo de receitas, como aluguéis, por exemplo. Espera-se em breve que um índice semelhante, mas voltado aos empreendimentos residenciais, seja lançado.

Informações retiradas de: www.urbansystems.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...