quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reforma- parte VII: Como encontrar a mão de obra certa?




No último post sobre reformas, vimos dicas sobre como escolher materiais para construção, baseado no que o mestre de obras indicou. Porém não falamos ainda de um passo anterior à compra do material: justamente a contratação de mão de obra.

Esse aspecto é um dos mais polêmicos, pois há muita controvérsia sobre valores, qualidade do serviço prestado, tempo de execução, problemas de trabalho, entre contratante e contratados. E se sua futura obra for deixada na mão de maus profissionais, seu projeto pode metaforicamente - ou até literalmente - desmoronar.

Por isso é bom ficar atento aos seguintes conselhos para não correr riscos:



  • O responsável por uma reforma é o mestre de obras, o profissional que irá fiscalizar e supervisionar a obra até a conclusão. Para encontrar um competente, o melhor meio é a indicação.

  • Veja com seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho ou familiares que já tenham feito alguma reforma cujo resultado foi satisfatório, de qualidade e não deu problemas após algum tempo, se eles possuem o contato de algum profissional para te indicar.

  • Já se você estiver construindo do zero, deve encontrar um bom engenheiro e/ou arquiteto para elaborar e organizar o projeto. O mesmo esquema de indicações é válido, mas também busque dados sobre o profissional que está de olho, veja se ele tem como registro no CREA regional e se já teve problemas durante o exercício de sua profissão.

Além disso, procure projetos que ele tenha realizado e se der visite o local para ter uma ideia do serviço. Tente conversar com o proprietário do local e ver como o profissional atuou durante as obras, se realizou visitas durante a construção e se soube apontar as melhores soluções, não deixando dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...