segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Reforma- parte VI

 

Água na construção?


No post de ontem falamos sobre algumas precauções na hora da escolha do material para a reforma ou construção da casa e demos algumas dicas para auxiliar em sua pesquisa, porém, há ainda outro material importantíssimo, mas que geralmente não recebe tanto crédito: a água.

Pois é, na maioria das vezes, esse líquido nem é visto como material de construção, mas é essencial para a obra, influenciando diretamente na qualidade e segurança dela. Por isso lembre-se de contar a água nos gastos da obra.

Isso porque ela é utilizada em quase todos os serviços: na elaboração do concreto e argamassa, na compactação dos aterros e como ferramenta nos trabalhos de limpeza, resfriamento e cura do concreto.



Segundo o Engenheiro civil e de Segurança do trabalho, Antônio Filho Neto, para a confecção de um metro cúbico de concreto, se gasta em média de 160 a 200 litros e na compactação de um metro cúbico de aterro pode ser consumido até 300 litros de água.

Porém, deve-se atentar para as qualidades químicas dela. De acordo com o engenheiro, para garantir a homogeneidade da mistura, o líquido não pode conter impurezas e deve se enquadrar nos parâmetros recomendados pelas normas técnicas.

Segundo a Norma Mãe do Concreto da ABNT, conhecida como NB-1, a água destinada ao amassamento do concreto deverá ser isenta de teores prejudiciais de substâncias estranhas. A água potável deve possuir um pH  entre 5,80 e 8,0 e respeitar os seguintes limites máximos:


- Matéria orgânica (expressa em oxigênio consumido). 3mg/l
- Resíduo sólido........................................5000mg/l
- Sulfatos (expresso em ions SO4) - - ............... 300mg/l
- Cloretos(expressos em ions CL) - .....................500mg/l
- Açúcar.....................................................5mg/l

Se houver excesso de impurezas e sais dissolvidos na água, a preparação de concretos e argamassas fica comprometida. Portanto preste atenção a essas indicações e tenha cuidado na seleção de água para as obras, busque providenciar uma que esteja de acordo com esses limites. Qualquer dúvida, peça ajuda a um profissional para não sair prejudicado!

         

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...