sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reforma - parte VIII: Cuidados na contratação dos operários




No post de ontem, demos algumas orientações sobre a busca de uma mão de obra qualificada para a reforma ou construção que irá efetuar em seu imóvel. Falamos principalmente sobre a escolha do engenheiro, arquiteto e mestre de obras.

Já no que se refere aos operários que irão trabalhar na obra, o mais indicado é contratar um empreiteiro ou empresa de engenharia que seja responsável por isso. Pois será ela quem irá atrás da contratação e pagamento dos trabalhodores.

Por outro lado, se você preferir fazer a contratação e relacionamento com os operários individualmente, deve estar ciente que não haverá nenhum responsável, podendo gerar problemas e intrigas se algo acontecer, diferentemente se tivesse contratado um empreiteiro.


Mas se está convicto, algumas precauções são necessárias. A primeira é procurar indicações de alguém de confiança, preferivelmente de um profissional como um arquiteto ou engenheiro, para contratar os pedreiros, pintor, eletricista, encanador, etc.


Depois de escolhidos, deve ser feito um contrato por escrito com os operários para especificar o serviço, o prazo e o pagamento, desta forma, eles ficam condicionados às etapas, prazos e valores estabelecidos.

Para não haver surpresas, ter uma noção do orçamento e bases para a negociação, consulte revistas e sites especializados em construção, que todos os meses trazem os preços atuais de mão de obra.

Lembre-se de recolher o INSS dos trabalhadores, pois senão esse valor terá que ser acertado de uma só vez ao requerer o habite-se à prefeitura. Desta forma, você evita problemas com a Justiça do Trabalho.

Para acompanhar as obras, o ideal é contratar os serviços de um gerente de obras, para fiscalizar o decorrer da reforma. Se preferir economizar, tem que ficar alerta e sempre acompanhar a obra de perto, para ver se os operários estão cumprindo o planejado, se não está havendo desperdícios e se o serviço está sendo bem feito.

Também deve lidar com a possibilidade de acidentes de trabalho, se houver uma segurança falha, o que pode gerar problemas com a legislação trabalhista. Então sempre atente para que eles usem luvas de construção, exija que estejam sempre de botas ao invés do comum chinelo, e que usem capacetes se forem expostos a uma área com perigo de desabamento ou de passagem de material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...