quinta-feira, 21 de abril de 2011

Conheça Piracicaba nessa Páscoa- parte 4


Hoje vamos continuar com a série de posts sobre os pontos turísticos em Piracicaba. Isso porque todos gostariam de viajar nesta Páscoa, mas como o litoral está com os preços de aluguel dobrados em relação ao ano passado, trouxemos a opção de passar o feriado no interior.

E um ótimo exemplo no interior de São Paulo que reúne aconchego, história, beleza e muita coisa para fazer é Piracicaba. Já falamos dos principais pontos aqui: a Rua do Porto, onde tudo acontece, o Salto do Rio, as Igrejas que se destacam por sua arquitetura, os Teatros e outros marcos.

Mas ainda faltaram alguns lugares interessantes, dos quais vamos falar neste post. Um deles é o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Como a maioria das viagens inclui uma passada no museu para conhecer elementos da história e a formação da cidade, este passeio é interessante, inclusive para os que não se interessam muito por esses aspectos.




Vale a pena conhecer o casarão do ex-vereador de Piracicaba e primeiro presidente civil da República, Prudente de Moraes, onde o museu é instalado. Todo em estilo imperial brasileiro, passou a ser sustentáculo do museu em 13 de agosto de 1956, exibindo peças e documentos históricos que ilustram a vida e a época do político e de outras personalidades ilustres que viveram na cidade.
 

Outro lugar interessante é a Pinacoteca Municipal “Miguel Archanjo Benício Assumpção Dutra”. Fundada em 1955, possui um acervo riquíssimo de centenas de trabalhos artísticos de vários artistas municipais, estaduais e nacionais, como pinturas a óleo, desenhos, xilogravuras, litografias, fotografias, colagens, e esculturas em madeira, pedra, gesso e metal. Além de exibir diversas exposições diferentes ao longo do ano.

Ainda na questão da cultura, há o Memorial da Cultura Piracicabana, em que diversas manifestações representativas do município foram organizadas e guardadas em 31 de agosto de 1997.

Mas se quiser acessar esses documentos terá de adiar um pouco sua viagem, isso porque nele há a seguinte advertência: “Aqui estão os documentos históricos e culturais de Piracicaba que somente deverão ser retirados no dia 1º de agosto do ano de 2197. É o nosso legado de cultura para o futuro”.

Já para quem gosta de ciências, o Observatório Astronômico Municipal é um lugar obrigatório para visitar. O complexo didático, cientifico, cultural e turístico abriu suas portas dia 2 de Outubro de 1992 e oferece aos visitantes algumas noções de astronomia e ciência espacial devido todo o aparato que possui: recursos audiovisuais, biblioteca e diversos instrumentos científicos, como relógio solar, telescópios e lunetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...