quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como evitar furtos durante a viagem – parte 2

Ontem falamos sobre os cuidados que deve tomar durante a viagem, tanto se for à praia, campo ou interior – mesmo nas cidades pequenas os turistas, especialmente os desatentos, são os que mais atraem ladrões.

Portanto fique sempre precavido, mesmo que isso de mais trabalho e você queira relaxar de tudo durante a viagem, isso porque se ficar muito displicente um furto ou assalto pode acabar rapidamente com seu sossego.


Hoje vamos falar sobre as precauções com a sua própria residência quando for deixá-la só. Todas as dicas do post anterior também valem: quando estiver saindo, evite carregar as bagagens na rua ou à vista dos outros. Da mesma forma, não comente que irá se ausentar por determinado tempo na frente de estranhos, só avise um vizinho de confiança e deixe com ele seus números de celular.

Uma das táticas dos bandidos para identificar residências vazias é percorrer as ruas tocando a campainha das casas, por isso desligue a sua. Outra dica é suspender os jornais, revistas e outras entregas pelo período em que estiver fora, ou pedir para alguém de confiança pegar todo dia e fazer uma limpeza da área externa para que ninguém note que a casa está sem ninguém.

Muitos costumam deixar alguma luz acesa durante a viagem, evite fazer isso pois durante o dia elas continuam, o que é suspeito. Se puder, tente manter contato com os vizinhos enquanto estiver viajando. Também esconda suas jóias e dinheiro quando deixar a casa, leve-os para a casa de algum parente ou guarde em um cofre no banco.

Os ladrões costumam utilizar mulheres e crianças para observar os moradores, principalmente os turistas, em suas casas. Esses olheiros geralmente pedem algo para o morador e vão embora, para disfarçar, e depois colocam os ladrões a par de tudo o que observaram como a quantidade de hóspedes, o modelo do veículo, se a família mantém o portão aberto e se tem o costume de ficar conversando na calçada.

A maioria dos furtos e roubos é praticada por ladrões de bicicletas, motos ou a pé, sempre acompanhados. Sendo de dia ou de noite, os assaltantes armados surpreendem os turistas ao pular o muro da residência ou os abordam quando estão chegando ou saindo da casa.

Depois de recolherem os pertences de maior valor – os itens preferidos são os eletrodomésticos, armas, eletroeletrônicos (DVD’s, videogames, computadores), cheques, dinheiro e aparelhos celulares – utilizam o veículo da família para fugir.

Para evitar isso, siga as dicas deste e do post anterior e fique sempre atento, para não ter sua viagem arruinada ou ter uma decepção quando chegar em casa. Invista também em mecanismos de segurança de automação, como câmeras, e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...