quinta-feira, 28 de abril de 2011

TCU agirá de forma enérgica com relação às obras para a Copa



Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vladimir Campelo, não espera elevações nos preços finais das obras para a Copa de 2014. Relator dos processos de fiscalização dos projetos da Copa do Mundo, ele afirma que o TCU agirá com mais rigor no que se refere irregularidades e tenta evitar o que ocorreu no Pan-Americano, em 2007.

Construção e reforma de estádios, ampliação de aeroportos ou outros possíveis atrasos nas obras do maior evento futebolístico do mundo não poderão ser usados como desculpa para dispensas de licitação ou aditivos contratuais que aumentem substancialmente os custos finais, como se deu nos Jogos Pan-Americanos, cujos atrasos se deveram a falta de liberação de recursos.
Os recursos para a Copa já foram disponibilizados por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). No entanto, há alguns entraves legais que podem acabar atrasando o processo, como a emissão de licenças ambientais.
Mesmo assim, o TCU já divulgou um relatório com sua posição e a avaliação sobre os processos de projetos e obras para a Copa em que o órgão fez uma análise detalhada do estágio de cada uma das obras para o evento, incluindo estádios, aeroportos, portos e obras de mobilidade urbana.
Vladmir Campelo afirma que se houver aumento em uma obra já contratada, será necessária uma boa justificativa, pois os responsáveis serão punidos. Ele ainda acredita que a elevação dos valores não deverá ocorrer, pois todos os brasileiros querem que o evento seja um sucesso.
E essa vontade de provar e mostrar o potencial do país, segundo o ministro, será suficiente para as autoridades não resolverem embargar uma obra por pequenos detalhes que não vão trazer prejuízos à sociedade.
O ministro do TCU ainda acredita que o evento será um sucesso e, mesmo que muitas obras estejam atrasadas, o país conseguirá inaugurar os equipamentos a tempo de realizar a Copa das Confederações, em 2013, que servirá como teste para a estrutura que o Brasil irá apresentar ao mundo no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...