terça-feira, 22 de março de 2011

Vender ou não vender, eis a questão!

Como evitar um imóvel encravado, ou lidar com ele


Você se encontra em um entrave, literalmente. Uma grande construtora está adquirindo todos os terrenos da vizinhança para construírem um super condomínio e só resta você como ponto de resistência.

Essa situação é ruim para ambos os lados: os empresários ficam num impasse e você se sente pressionado, ainda mais quando há uma ligação sentimental com o imóvel. Como resolver isso?

A melhor, e talvez única opção mais razoável, é a negociação. Às vezes você, o dono do imóvel, se encontra em uma situação constrangedora e mostra resistência não pelo valor sentimental da casa, mas por falta de documentação do imóvel, que pode possuir pendências jurídicas.

Outro entrave pode consistir na especulação, em que o proprietário pede um valor muito alto, maior que o oferecido, não entrando em acordo com a construtora.

Sem acordo, há o risco de o novo empreendimento ser erguido ao redor do imóvel, que fica preso no terreno, muitas vezes, sem saída para vias públicas, se tornando um “imóvel encravado”.

Nesses casos, a melhor opção é ceder, já que o imóvel será desvalorizado e ainda haverá o desconforto de ser vizinho de uma obra por um bom tempo.

Já alguns imóveis, acabam ficando dentro do terreno do condomínio e com saída para rua, o que pode ser vantajoso. O proprietário do imóvel encravado poderá se beneficiar da segurança do residencial, com vigias e porteiros 24 horas.

Por outro lado há inconvenientes, como barulho do prédio vizinho. Então antes de resistir ás ofertas da construtora, é melhor considerar como ficará a situação de seu imóvel e medir as conseqüências da escolha.

Algumas construtoras, para facilitar a negociação, auxiliam o proprietário com orientação jurídica e construção de inventário. Além de oferecer bons preços pelo imóvel, mais do que valem. Daí vai do dono da casa analisar as opções e qual compensa mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...