quarta-feira, 23 de março de 2011

Empreendedoras pagam mais que o valor de mercado


No post de ontem discutimos os prós e contras de deixar o imóvel ante a proposta de uma construtora interessada. Hoje, iremos discutir as vantagens econômicas de deixar o valor sentimental de lado.

Na maioria das vezes, é melhor negociar, isso porque há casos em que a incorporadora paga mais do que o imóvel vale.

Se o imóvel for mantido e, consequentemente, ficar encravado, o proprietário não só nunca mais conseguirá a quantia oferecida pela empresa, como terá o imóvel desvalorizado, pois ele fica restrito e não pode mais ser expandido em área.

Além do ganho financeiro evita-se ter de conviver com problemas hidráulicos, falta de luz, calor e perda da qualidade de vida, trazidos pelo encravamento do imóvel.

As regiões que mais atraem as empreendedoras a adquirir as propriedades em vista de conseguirem os terrenos para a construção consistem em algumas áreas da cidade de São Paulo com grande adensamento de casas.

Os lugares que possuem maior potencial de verticalização, segundo a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), são Ipiranga, Jabaquara, Vila Mariana, Interlagos (zona sul), Morumbi, Butantã, Perdizes (zona oeste), Penha, Vila Prudente (zona leste) e Santana (zona norte).

No entanto, é preciso atentar para alguns detalhes antes de fechar negócio com a empreendedora. Deve-se analisar a idoneidade dela antes de tudo. Depois, analisar as condições da negociação, como estabelecer preço, forma de pagamento e prazo para a desocupação.

O preço ideal deve ser determinado por um engenheiro avaliador. No que se refere ás formas de pagamento, os cuidados são os mesmos. Se for parcelado, será preciso prever garantias no contrato.

Outro acordo comum, o pagamento ser feito mediante permuta de imóvel. Nesses casos, um imóvel pode ser oferecido pela incorporadora ao proprietário como garantia da obrigação de entregar as unidades permutadas.

Se for este a situação, o dono do imóvel deve considerar o valor do condomínio que terá de arcar. Então pese bem sua escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...