segunda-feira, 21 de março de 2011

Cariocas inscritos no Minha Casa, Minha Vida são beneficiados com gás


Ante as notícias do corte de orçamento e regulamentação de construção apenas em ruas pavimentadas, finalmente o programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida chega com boas novas. Mas só para os cariocas.

O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho criou uma tarifa social do gás para as residências que participam do programa habitacional, o decreto foi publicado pelo Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, dia 18.

Com isso, as famílias cariocas inscritas no Minha Casa, Minha Vida irão pagar 41% menos na conta do gás canalizado. O que significa que, para as residências que consomem até sete metros cúbicos/mês, a tarifa será de R$ 2,02 ao invés dos R$ 3,43.

Esse benefício irá incluir as famílias com renda até três salários mínimos - cerca de R$ 1.620 - inscritas no programa e que são beneficiárias da tarifa social de energia elétrica.

Com a economia, o dinheiro poderá ser usado para a compra de bens de primeira necessidade, como alimentos. Porém, para quem já mora em unidade beneficiada pelo programa, será preciso verificar se a tubulação da unidade permite a instalação do gás, que será fornecido pelas concessionárias.

Essa medida é parte de uma série de ações do Governo do Estado para incluir a população na rede de gás canalizado. O objetivo é aumentar o acesso da população ao gás natural, tido como fonte limpa de energia.

Já que o estado é responsável por 45% da produção desse gás no Brasil, extraído na Bacia de Campos, e o segundo maior mercado consumidor. Porém a maior parte desse consumo vem das indústrias, principalmente das termelétricas, para produção de energia. O intuito então é aumentar o alcance dos cariocas a esta fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...