quinta-feira, 17 de março de 2011

Precauções antes de comprar um imóvel usado – parte II


Ontem vimos as orientações dos técnicos da Fundação Procon-SP referentes a compra de um imóvel usado. Isso porque o tão almejado sonho pode se transformar em um verdadeiro pesadelo se alguns cuidados não forem tomados.

Há o perigo de você acabar por carregar os problemas judiciais do proprietário, por isso é preciso ir atrás de informações e providenciar os documentos necessários, indicados no post anterior. Hoje vamos ver mais algumas precauções.

Primeiro considere a questão da localização. Avalie, procurando a vizinhança, a segurança e o saneamento. Vá ao local durante a noite também, para verificar a iluminação.

Se o lugar foi muito movimentado, leve em consideração o trânsito e barulho antes de fechar negócio. Outra dica é fazer o trajeto da casa até seu local de trabalho, para ter noção do trânsito e tempo que leva o percurso.

Se o imóvel se tratar de um apartamento, preste ainda mais atenção a questão do barulho, de ambas as partes, pois se tiver filhos pequenos, a relação com os vizinhos pode causar inconvenientes.  Também repare em todas as janelas e vistas, a final ninguém quer acordar e dar de cara com uma parede de concreto ou com um terreno de entulhos.

Se informe ainda do valor do condomínio, de quantas vagas há na garagem e do rateio das contas (água, luz, tv a cabo, etc.). Para ver se as contas se enquadram em seu orçamento, esses gastos não devem ultrapassar 25% da renda familiar.

Já se aproxime dos vizinhos, tire suas dúvidas com eles, pergunte sobre o local e as redondezas. Eles podem te ajudar tanto na hora da compra, como no futuro, vigiando sua casa quando for viajar, por exemplo. Se estiver procurando por um apartamento, pergunte sobre o real estado do prédio para os condôminos.

Mas não se esqueça de tomar conhecimento sobre a casa em si. Além de se certificar que a documentação está em ordem, é essencial verificar os antecedentes do imóvel. Mesmo se ele aparentar bom estado, procure saber quando foi construído e se já sofreu reformas e quais reformas ele sofreu, se este for o caso.

Problemas com rachadura, de encanamento, vazamento e fiação, normais em lugares antigos, podem estar escondidos sob uma fachada chamativa e podem ser motivo de dores de cabeça no futuro.

Por isso, visite a casa acompanhado de alguém com conhecimento no assunto, para ajudá-lo a examinar as condições do encanamento e da rede elétrica; da ventilação e iluminação dos ambientes; a conservação do teto, do telhado, das paredes e do piso - procure por rachaduras, vazamentos e mofo.

Por fim, basta assinar o contrato! Porém, esta parte não é tão simples quanto aparenta e requer tanto, senão mais, atenção. Por isso não perca o post de amanhã, em que esmiuçaremos particularidades do contrato, para esclarecer todas as dúvidas e não haver problemas futuros!

Informações Retiradas de:
IBEDEC - Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo- http://www.ibedec.org.br/
Fundação PROCON - http://www.procon.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...