terça-feira, 1 de março de 2011

Impactos do sol no mercado imobiliário


Na hora de comprar um imóvel, a incidência da luz do sol pesa mais que a ausência de barulho. Essa tendência carioca promete se espalhar para outras regiões do país, isso porque, com os dias cada vez mais quentes, uma das consequências do aquecimento global, as pessoas estão buscando residências em que o sol bate na medida certa.
Os apartamentos e casas que contam com a incidência do favorito sol da manhã já foram valorizados em 10%. Na decisão da compra, o sol só perde para fatores tradicionais como preço, bairro e tamanho. A procura é pela maior ação do sol nos quartos e na sala de estar.
Porém, de acordo com a região do país isso pode variar. No Rio de Janeiro, por exemplo, os imóveis localizados ao Leste são os mais valorizados, devido à praia, além disso, também recebem os melhores ventos.
Já em São Paulo, os imóveis com frente para o Norte são os que recebem maior incidência solar nos cômodos. Quanto mais ao sul do país, maior a preferência por esse ângulo, inclusive no Inverno, quando o sol, por estar mais inclinado, não incide diretamente sobre o imóvel, mas garante o conforto térmico na casa.
O sol ainda possui o benefício de contribuir para a saúde dos moradores, já que ajuda a diminuir o desenvolvimento de ácaros, fungos e bactérias nos ambientes e é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.
A umidade decorrente da falta de sol também propicia um meio ideal para o surgimento de mofo e bolor, o que prejudica aqueles que já sofrem de doenças respiratórias.
Além disso, a luz solar também pode ser aproveitada para aquecimento da água, por meio de painéis de captação, e iluminação natural da residência.
Já o sol da tarde é evitado pelos compradores e inquilinos, por deixarem o ambiente quente demais. Esse sol forte é ruim também, pois dificulta o desenvolvimento das plantas, aumenta os gastos com energia elétrica devido ao uso excessivo do ar condicionado, e gera alguns estragos no imóvel, como o desbotamento nas pinturas das paredes e o desgaste de persianas e cortinas.
Então fique atento na hora de adquirir um imóvel. Cuidado para não ser enganado, achando que está comprado um belo apartamento com uma localização boa para receber o sol da manhã, mas que possui fatores externos, como um prédio vizinho, atrapalhando a entrada do sol.
Se conseguir um local com boa iluminação solar, evite encher o lugar de cortinas e tapetes, que impedem a absorção do calor; ou ligar muito o ar condicionado e acender as luzes durante o dia, senão poderia ter economizado e escolhido um imóvel com uma posição não tão favorável á luz solar.
Já se não conseguir, e o excesso de sol for um problema, aposte em projetos com maior caimento de telhado, para obter mais sombra. Caso contrário, há alguns recursos de arquitetura, como as venezianas, que auxiliam filtrando o excesso de sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...