quinta-feira, 31 de março de 2011

6 passos em prol da sustentabilidade


Já falamos aqui muitas vezes sobre casas sustentáveis e dicas de construção ‘verdes’... Porém, apesar de saber que esses elementos pró-sustentabilidade são os mais corretos, muitos desistem na hora de comprar materiais ambientalmente sustentáveis devido aos preços maiores que os dos comuns.

No entanto é possível gastar pouco e não prejudicar a natureza, já que esses produtos, que seguem os princípios de sustentabilidade, já existem em grande volume no mercado.

Por isso trouxemos aqui algumas dicas para te ajudar a encontrar os materiais corretos no momento de construir ou reformar sua casa.

O mais importante é se certificar que os fornecedores desses materiais realmente respeitam o meio ambiente e estão agindo de acordo com a lei. Para isso, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) lançou na quinta feira passada, dia 24, a Ferramenta 6 Passos.

Essa ferramenta, como o próprio nome já diz, indica os seis passos básicos para a escolha de empresas fornecedoras engajadas aos princípios da sustentabilidade, garantindo ao comprador que os materiais adquiridos foram obtidos conforme as leis e conferindo também maior durabilidade ao imóvel, já que essa ferramenta auxilia no aval de qualidade do material.

A ferramenta pode ser obtida gratuitamente na página do CBCS, lá, o usuário encontra o acesso a outros sites nos quais é possível verificar se a empresa fornecedora do material está de acordo com as leis. Confira a seguir, os passos:

1 – Verificação da formalidade da empresa fabricante e fornecedora no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) no site da Receita Federal;

2 – Verificação de licença ambiental;

3 – Verificação das questões sociais, como a utilização de mão-de-obra escrava ou infantil;

4 – Qualidade e normas técnicas do produto. Em outras palavras, se o produto possui a certificação do PBQPH (Programa Brasileiro de Qualidade para o Habitat) ou se segue as recomendações das entidades setoriais;

5 – Consulta ao perfil de responsabilidade socioambiental da empresa;

6 – Identificar a presença de propaganda enganosa.

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