terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reforma – parte X: Dupla economia


Já falamos sobre os primeiros passos que aqueles que estão pensando em fazer uma reforma ou construção devem tomar, demos dicas, mostramos a melhor forma de escolher os profissionais para elaborar o projeto, a mão de obra e como encontrar o material certo para as obras. Porém ainda não falamos de um assunto que pode envolver todas essas etapas: a sustentabilidade.

Não há quem nunca ouviu falar nessa onda de proteção ao meio ambiente. O site Rede da Sustentabilidade define o termo como “um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.”

A sustentabilidade pode ser feita da forma mais abrangente até a mais simples, em sua casa, inclusive na construção dela. Mas o que seria construir uma casa sustentável? Materiais ecológicos e aquecimento solar? Também, porém há algo maior, mais fácil e que poucos fazem: evitar o desperdício.

Apesar da modernização dos materiais e formas de construção, o desperdício continua. Aproximadamente 30% de tudo que entra numa obra se transforma em resíduo, ou seja, lixo. Além do prejudicar o meio ambiente, entupindo aterros e esgotando os recursos naturais, a compra exagerada de materiais também é ruim para o bolso.

Por isso essa preocupação tende a crescer no ramo da construção civil. E todos que estão em fase de obras, ou pensando em iniciar uma, devem incorporar o conceito ao longo da construção. Para isso, as vezes um investimento a mais pode resultar em muita economia no futuro. Deve-se preocupar com o desperdício ao longo do processo produtivo inteiro, mas há ainda outras providências que se pode tomar.

Uma delas é escolher uma tubulação preparada para receber aquecimento solar. Para o reaproveitamento da água, ela também deve separar as águas de pias, chuveiros e vaso sanitário, e ser capaz de captar água da chuva. Para isso são necessários apenas alguns metros de cano e registros a mais, mas no fim isso vai compensar.

Ainda o ideal é investir em iluminação natural, com muitas janelas e portas de vidro, e na otimização da área verde. Uma boa alternativa para isso é o chamado “telhado verde” que possui uma cobertura vegetal, a qual refresca o ambiente e auxilia na captação de águas pluviais.

Portanto sempre busque a economia na obra, não só de dinheiro, mas uma combinação entre redução de custos e de recursos naturais.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...