segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reforma- parte IX: Precauções com a parte elétrica



Um dos cuidados mais importantes quando se está fazendo uma reforma é com a parte elétrica da casa. Isso porque o projeto original foi elaborado para aguentar determinada carga de força e mudanças podem acarretar problemas, que dobram se seu imóvel for antigo.


Se a sua casa já tiver algumas décadas, o ideal é rever desde o quadro de força até a fiação. Antigamente ao invés de disjuntores, eram utilizados fusíveis e os conduítes, que ligam a fiação dos cômodos e protegem os condutores elétricos de influências externas, eram feitos de ferro – hoje o mais indicado é o de PVC flexível.

Como os aparelhos domésticos eram utilizados em menor escala antigamente, a parte elétrica deve ser redimensionada para suportar uma maior utilização da força. Para não ter perigo de sobrecarga de vários aparelhos ligados a apenas uma tomada, é preciso  rever toda a fiação e quadro de forças, pois não adianta só colocar mais tomadas.

Se a parte elétrica tiver de ser inteira refeita, ou se você estiver construindo do zero, algumas precauções devem ser tomadas, para não ter o incomodo de ligar o chuveiro e ficar com a lâmpada fraca, ou a força cair por ter micro-ondas e ferro de passar ligados ao mesmo tempo.

Para essas situações desagradáveis não acontecerem, a instalação elétrica deve ser bem feita, por um profissional competente, senão você pode ter alguns aparelhos queimados ou que não funcionam e até a vida útil das suas lâmpadas podem ser reduzidas a algumas semanas.

O melhor seria buscar um engenheiro eletricista para elaborar um projeto elétrico. Porém, isso provavelmente sairá mais caro e se seu dinheiro já foi drenado pelas obras, há a opção de contratar um técnico em eletricidade. Nesse caso, para ter um serviço de qualidade, a dica de sempre é válida: busque indicações de pessoas de confiança e pergunte sobre o serviço feito.

Nunca tente você mesmo mexer na rede elétrica sem a ajuda de um profissional, mesmo que tenha alguns conhecimentos, isso pode ser extremamente perigoso. Durante as obras, certifique-se de que nenhum reparo seja feito na parte interna sem que a chave geral esteja desligada.

Informações Retiradas de:

Site Mark Imob (http://www.markimob.com.br/ )
Site Helton Coelho Corretor de Imóveis (http://www.heltoncoelhoimoveis.com  )


Um comentário:

  1. ola srs sou o ton
    tenhu uma empresa de instalaçoes eletricas
    poderiamos marca uma reunião pra uma posivel
    parceria

    atenciosamente
    projectons instalaçoes eletricas ltda.

    projectons@hotmail.com
    96641899

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...