terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mercado Imobiliário Brasileiro : Previsões para 2011


2010 foi um ano de grandes conquistas para o mercado imobiliário brasileiro. Depois da crise que acometeu os Estados Unidos em 2008, imobiliárias, construtoras, inquilinos e especialmente investidores se perguntavam se o setor estaria comprometido no país. A resposta se deu ano passado.

Classificado como um dos melhores anos dos últimos tempos pelo vice-presidente do Secovi-RJ (Sindicato da Habitação) e como um ano produtivo pelo presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), as boas avaliações resultam de vários fatores. 

Dentre eles, podemos citar: crescimento econômico, aumento real da renda da população, classes mais baixas com acesso à moradia, avanço do crédito imobiliário, desenvolvimento do programa Minha Casa, Minha Vida e confirmação de eventos esportivos no Brasil – Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada em 2016.

O que se espera é que essas conquistas continuem em 2011; aliás, pode-se afirmar que já estão se refletindo neste início de ano. Isso porque o mercado promete continuar crescendo, já que estão disponíveis recursos para o financiamento imobiliário. E, mesmo que não tenha percentuais tão altos quanto os do ano passado, a tendência de valorização do mercado continua.

Mesmo que as fontes de financiamento para o crédito imobiliário, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a poupança, sejam finitos, o mercado deve suprir esse déficit com capital dos investimentos estrangeiros e com outras formas de financiar a casa própria. 

Quanto ao perigo, agora mais distante - mas não totalmente esquecido - de ocorrer bolha imobiliária no Brasil devido ao aumento de preços dos imóveis, ele ainda existe, mas só a longo prazo e por razões diversas da que ocorreu no mercado norte-americano. Por enquanto, podemos ficar sossegados!

Informações retiradas de:
Site Fórum Imobiliário ( http://www.forumimobiliario.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...