A Caixa Econômica Federal baixa instrução normativa que tira as esperanças de muita gente que contava com o programa Minha Casa, Minha Vida para construir o tão sonhado lar.
A nova exigência da CEF, que está em vigor desde o último dia 14, propõe que apenas projetos em ruas pavimentadas sejam autorizados.
Essa exigência já existia para imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal e agora se estendeu para todo o programa.
Esta restrição deve afastar diversos interessados em participar do programa do governo federal, criado para reduzir o déficit habitacional do País, oferecendo empréstimos para aquisição da casa própria com prestações proporcionais à renda.
Desta forma, com um valor baixo liberado, muitos procuram terrenos pouco valorizados, para conseguir comprar e construir neles.
A justificativa da CEF é a seguinte “o objetivo da alteração, além de dar tratamento igualitário a todas unidades financiadas no âmbito do PMCMV , teve também a função de preservar a qualidade e as condições de habitabilidade dos imóveis, resguardando os interesses das famílias que adquirem essas moradias".
A resolução está gerando insatisfação por todo o país, até já existe uma mobilização para que a exigência da CEF seja alterada. As reclamações são de que a instituição foi muito precipitada, o que irá inviabilizar muitos projetos que estavam dependendo do programa.
Esta situação deixa muitos que já contrataram serviços de construção preocupados se irão ou não receber o empréstimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário