segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mercado Imobiliário Brasileiro - Shopping centers


 

No post de ontem falamos sobre as expectativas para o setor imobiliário brasileiro em 2011 divulgadas pelo Comitê de Mercado do Núcleo de Real Estate da Poli-USP. Uma delas, prevê que o mercado dos shopping centers vai ser aquecido nas pequenas cidades.

A tendência deste segmento em pequenos centros urbanos do interior (de até 200 mil habitantes) se deve ao crescimento do poder de compras das classes C, D e E da população.

Para atender esta demanda, deverão ser implantados empreendimentos com montantes menores dos de grandes shoppings regionais instalados nas cidades com maior potencial de mercado do país. Segundo o Comitê da USP, deverá se juntar a isso o crescimento do segmento das franquias.

Ainda se juntarão às grandes empresas atuantes no mercado e aos fundos imobiliários, os investimentos de outras fontes. O que representa uma mudança, já que os investidores imobiliários vêm historicamente financiando esses empreendimentos.

Duas tendências são destacadas pelos especialistas nos grandes centros urbanos. A primeira configura-se como um movimento contínuo de revitalização dos shopping-centers existentes, devido á crescente competitividade no setor, que oferece diversas alternativas a disposição do consumidor.

A segunda se caracteriza pela entrada de novas marcas expressivas internacionalmente no mercado brasileiro, as quais visam o poder de compra dos consumidores de poder aquisitivo mais alto.


Informações Retiradas de:
Site Fórum Imobiliário ( http://www.forumimobiliario.com.br/)
Site do Núcleo de Real Estate da USP (http://www.realestate.br/homesite/default.asp)

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