quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Moradia para universitários - parte V

 
República


Provavelmente a melhor opção de moradia para a maioria dos estudantes e recém-formados que buscam algo barato e companhia é a república. Porém, conciliar as responsabilidades com a liberdade é justamente um dos maiores desafios para os que habitam uma república. “No começo é bom porque você fica longe dos pais e pode fazer o que quiser”, afirma o bancário Emerson Carride, 23 anos, que morou em uma república em São Carlos durante os quatro anos de sua graduação. “Mas depois você percebe que não é só farra, tem que dividir os serviços domésticos, pagar contas, ir atrás de empregada, comida, isso sem acabar com o dinheiro do mês!”, complementa o graduado em matemática pela USP.

Outros estudantes que já moraram neste tipo de local concordam que uma das maiores dificuldades é administrar a casa. Algumas repúblicas possuem faxineira ou empregada, de acordo com a quantia que os moradores achem razoável pagar por mês – a famosa “caixinha do mês” que engloba gastos com compras, contas de água, força, telefone e internet – já em outras, são os próprios estudantes que arcam com a limpeza. E é aí que começam os problemas com a divisão justa de tarefas.

A estudante de Letras da Unicamp, Ana Paula dos Santos ,22 anos, morou com nove meninas por quase dois anos e afirma que a convivência com tanta gente pode ser complicada. “Nem todas as pessoas são comprometidas com a casa, então qualquer problema técnico dá muito mais stress.”, admite a graduanda. A companheira de quarto da república, Patrícia Freitas, também reclama da falta de asseio e comprometimento com as tarefas de algumas garotas. “Era uma que não lavava a louça, outra que fazia muito barulho, outra que implicava com tudo... enfim, ainda bem que a gente tinha faxineira, senão ia dar uns rolos maiores!”. Isso chegou ao extremo quando as estudantes se viram obrigadas a mudar. “Acabei saindo da república porque a casa estava literalmente caindo e não parecia que as pessoas que moravam lá estavam muito preocupadas com isso.”, desabafa Patrícia.

Outro problema é lidar com tantas pessoas diferentes que podem ter temperamento muito relaxado, ou muito explosivo. “Você depende da opinião de 9 pessoas pra poder fazer tudo!! Mas nem todos pensam assim, daí tem gente que faz o que dá na telha e não se preocupa com a opinião dos outros 8 e acaba atrapalhando todo mundo!!”, explica Ana Paula. Patrícia ainda realça um dos problemas de se juntar tantas meninas em uma só casa: as fofocas que geram brigas.

Mesmo com esses contras, morar em república tem muitos prós, por esse motivo é uma das moradias mais visadas pelos estudantes. Para Andrea Bucci, 25 anos, estudante de Engenharia da Computação da Unicamp, o bom da república é que você escolhe as pessoas com quem vai morar e é possível ter mais independência. Você tem plena liberdade para contratar ou deixar de contratar serviços conforme ache útil e tenha dinheiro!”, afirma.  

Ana Paula também gostava do espaço e da sensação de se sentir em casa. “Como você divide o aluguel pode se dar ao luxo de morar em uma casa gigante e com piscina, o que não aconteceria  tão cedo na sua vida” Além disso, sempre há momentos de risadas e diversão com as outras pessoas. “Você tem companhia em todas as horas!”, afirma Ana. O fato de ter sempre gente para conversar também era o que animava Patrícia. “A gente nunca se sentia sozinha e sempre arrumava companhia pras festas!”.

Entre discussões e risadas, há um ponto em que todos estão de acordo. Morar longe dos pais e dividir a casa com outras pessoas é uma ótima experiência de amadurecimento e uma grande lição de vida. “O estudante aprende a se virar para resolver seus próprios problemas.”, opina Andrea.


Um comentário:

  1. Adorei as matérias do blog. Já fui universitária e passei pelos exatos probelmas descritos na matéria. Hoje procuro algo mais permanente e estável, portanto adorei encontrar o blog e ler dicas. Parabéns!
    Anna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...