quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Reforma

Quero renovar a casa, por onde começar?


Se você não aguenta mais olhar para a cor das paredes da sua sala, enjoou do piso da cozinha ou somente quer dar um toque particular àquele papel de parede sem graça que veio com a casa, que tal fazer uma reforma?

Renovar é bom e às vezes necessário, mas só possuir a vontade de mudar não é o bastante. Por isso, resolvemos fazer esta série sobre reforma para ajudar aqueles que querem desde pintar uma das paredes do quarto até aos que desejam mudar toda a disposição dos cômodos e do interior da casa.

Mas antes de colocar o macacão, as luvas e botar a mão na massa, você precisa se planejar. Não adianta nada ir às compras e gastar todo o orçamento em itens desnecessários, ou começar a pintar e perceber que comprou latas de tinta a menos ou na cor errada!

Mesmo que esteja com uma vontade desesperada de renovar sua casa, é preciso esperar o momento certo para amadurecer as idéias e elaborar os planos, para não ter problemas, prejuízos e arrependimentos depois. Para isso siga as dicas a seguir:

  • Todos os especialistas concordam que a palavra de ordem de uma reforma é o planejamento. Senão, um ajuste leva a outro e você corre o perigo de ter uma obra sem fim, que esgotará seu tempo, dinheiro e paciência.
  • Primeiro, liste tudo o que você acha que deve ser feito. Nada de exageros, veja o que realmente é necessário e organize por ordem de prioridade, os que precisam de reforma urgente devem encabeçar a lista.
  • Não se esqueça de encaixar os planos em seu orçamento. Não adianta nada fazer uma reconstrução total ou idealizar um luxo vitoriano se não tiver capital suficiente para isso. Se precisar, espere um pouco enquanto guarda dinheiro, faça uma poupança e a mantenha guardada para a reforma, assim não se vê tentado a usar um pouco do dinheiro para outros fins.
  • Já se algo precisar de reforma urgente ou for de utilidade para gerar renda, como um home office, invista a verba nesses casos.
  • Faça vários orçamentos, mas não se esqueça de suas contas e outros compromissos orçamentários! 
  • Faça uma pesquisa de mão-de-obra, cotando o preço de pelo menos três profissionais diferentes que tenham uma boa indicação (de alguém da família, vizinhos, colegas..). Assim você terá uma idéia da qualidade do trabalho de cada.
  • Quando for escolher um arquiteto, pedreiro, pintor etc, atente para estabelecer um preço fechado pelo serviço, e não por dia de trabalho. Pois isso pode resultar em obras intermináveis e perda de muito dinheiro.
  • Se puder pagar a vista, prefira, pois esse método de pagamento oferece maior margem de negociação.
  • Já se tiver de financiar a obra, pesquise as taxas de juros. Alguns bancos oferecem benefícios para os que irão investir em construção, como taxas baixas de até 2% ao mês.
  • Verifique com o profissional escolhido todo o material que será usado na reforma, de modo a não ter muita falta ou sobras. Para não ter custos adjacentes depois.
  • Consulte diversas lojas de materiais, tintas, pois de acordo com o lugar e marca, os preços podem ter uma grande variação. Mas cuidado para não economizar demais, às vezes um material de qualidade mais caro valha mais a pena que um barato que precisará ser rapidamente trocado. Avalie bem o custo-benefício de cada!
  • Não divida a compra em muitas parcelas, pois os juros podem ser muito altos. Faça as contas antes de fechar negócio!

Com tudo arranjado, vá com calma, se for fazer uma reforma grande, faça um cômodo por vez, mesmo que tenha vontade de ver tudo renovado logo. Pois além de atrapalhar sua circulação na casa e fazer mais bagunça, há o perigo de não conseguir concluir tudo depois!

Sites consultados :

Site da Revista Casa, da Editora Abril : http://casa.abril.com.br/
Site Finanças Práticas: http://www.financaspraticas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...