sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Moradia para universitários - parte IV



“Quer dividir um apê?”


Se você já está indo para o segundo semestre da faculdade e está cansado de morar sozinho, ou acabou de passar no vestibular e não sabe para onde ir, mas com certeza não quer ficar só, uma opção seria dividir um apartamento com um amigo, ou, em alguns casos, com um completo desconhecido.

Essa é a realidade de muitos universitários, que não podem estourar o orçamento, mas também não querem abrir mão do conforto. Pois morar sozinho, significa mais gastos, já quanto mais gente morar no mesmo local, mais barato o aluguel será para cada um; no entanto, menos privacidade também.

Uma alternativa é dividir um apê menor, mas só com uma pessoa. Pois é mais fácil lidar com somente um outro temperamento diferente do seu. Pensando nisso, muitos preferem ir morar com algum amigo mais chegado. Como foi o caso de Romeu Caldeira, recém formado em Jornalismo, que já apareceu no segundo post da série, sobre morar com os pais. Ele já viveu um tempo com seu irmão mais velho, mas não gosta de lembrar daquela época.

No começo era bom, os irmãos tinham liberdade para ouvir som alto, assistir televisão e jogar videogame o quanto quisessem e até a hora que bem entendessem, sem ninguém para reprimi-los. “My Home, My Rules!”, brinca o jornalista. Porém não demorou para os problemas aparecerem: as responsabilidades domésticas.

Romeu reclama do fato de ter que fazer comida sempre e do acúmulo de sujeira nos cômodos. “É nessas horas que a gente sente falta daquelas faxinas chatas que o pessoal faz semanalmente lá em casa e que ainda achamos ruim por ter de sair do quarto ou da sala para a limpeza!”, admite o recém formado.

A questão da limpeza também se mostrou um problema para Natasha Fernandes, colega de Romeu e também recém graduada em Jornalismo. Nos últimos dois anos de sua faculdade, morou em um apartamento com outras três meninas de cursos diferentes, então cada uma tinha uma rotina. Mesmo assim, segundo Natasha, o convívio era muito difícil. “O problema era dividir banheiro, limpar a sujeira dos outros, conviver com o egoísmo das pessoas e a falta de bom senso”, afirma.

Diana Siqueleiro, que participou da primeira matéria da série, sobre morar em Kit Net, mudou-se para um apartamento espaçoso em seu segundo ano, mas também sentiu dificuldades de convivência. Apesar de dividi-lo com uma amiga de infância, a jornalista adverte que dividir o mesmo espaço com alguém diferente de você pode desgastar a amizade. “Morar com uma amiga é muito mais fácil sim, mas padrões diferentes de organização, gostos e até mesmo uma rotina diferente demais pode incomodar - quando se tem uma tevê apenas e um só computador ainda mais!”, explica Diana.

Diana também apreciava o espaço: seu apartamento tinha dois quartos, dois banheiros, sala, cozinha e uma boa localização, no centro; diferente da Kit Net, apertada e ao lado do campus da faculdade,  que morava antes. “Ter tudo separado, bonitinho, foi muito bom! Uma sensação maior de organização! Era perto de tudo: mercados, padarias, restaurantes, bancos, lojas, bares, lavanderias... enfim, dava para fazer tudo a pé!”, lembra a jornalista.


Para ela, o interessante nessa fase é desenvolver maior respeito pelo espaço comum entre todos e ser mais tolerante também à desorganização. Apesar disso, morar em apartamento e dividir as contas com outras pessoas, pode ser mais barato e ainda somar a companhia delas para aproveitar mais a faculdade, sair e ir às festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...