segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Moradia para universitários – parte II


Lar, doce lar...



Apesar de muitos estudantes prestarem vestibular propositalmente para uma universidade em outro estado, ficar em casa é sim uma opção.

Isso porque muitos jovens pensam que só serão realmente felizes quando saírem de casa e alcançarem finalmente a sonhada liberdade. Porém, permanecer na casa dos pais pode ter suas vantagens...

Romeu Gobira Caldeira se formou este ano em jornalismo na Puc-Campinas, e morou a maior parte do tempo de sua graduação na casa dos pais. Mas também já viveu sozinho com o irmão mais velho e não diz ter boas lembranças daquela época. “Morar com a família tem um lado bom porque você não precisa ter algumas responsabilidades como cuidar da casa - fora os pratos e talheres que eu não tenho que lavar (risos)!”, pondera o jornalista.

A namorada de Romeu, Beatriz Jorge, que também acabou de se graduar também considera o fato de ter sempre comida na mesa como um benefício. Essas e outras “mordomias”, como roupa lavada e passada e outros afazeres domésticos são os elementos que mais deixam o jovem sem vontade de largar a casa.

Outro fator que influencia é o de não ter de se preocupar com o gerenciamento das despesas do mês, diferentemente de quando se mora fora. " As contas sempre são pagas sem depender do meu dinheiro!", afirma aliviada Beatriz. 


Muitos vestibulandos já escolhem uma faculdade na própria cidade ou perto dela para não deixar a companhia da família. Beatriz foi uma dessas, ela mora em Valinhos e ia de carona com amigos ou o irmão até Campinas todos os dias para as aulas e voltava. Na  opinião dela, é bom ter sempre a família por perto e não ficar sozinho. “Sem falar nas vantagens de ter todo o conforto da nossa própria casa, com as nossas coisas...”, conclui.

Porém morar em uma casa que não seja sua exige seguir certas regras e normas de convívio, aquelas estabelecidas por seus pais. Para Romeu, o lado ruim de viver com os pais é ter de prestar satisfações sempre. “Não importa sua idade, se você mora debaixo do teto de seus pais você é propriedade deles ainda! É uma espécie de ‘liberdade condicional’!(risos)”, explica.
Essa falta de liberdade para sair e chegar a hora que quiser, ficar ouvindo música alta, assistir o que quiser na tevê e não ter que ouvir sermões é o que leva muitos adolescentes a procurar uma vaga em alguma república, Kit Nets ou apê, assim que passa no vestibular.

Mesmo assim, há estudantes como Bia que apesar das pequenas discussões, recebimento de apelidos “carinhosos” e de já ter sido arrastada pela casa inteira pelos pés pelo irmão mais velho, não troca a companhia da família por nada. “Por mais que eu ficasse irritada com alguma coisa, jamais pensei que morar sozinha ou dividir apê com alguém seria melhor. Sempre preferi ficar em casa com os meus pais e meu irmão!”, admite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...