sexta-feira, 10 de junho de 2011

Como alugar um imóvel sem fiador ou caução

Agora que a Justiça está considerando o imóvel do fiador como garantia, está mais difícil achar um fiador. O seguro-fiança locatícia é uma saída para quem não queira pedir favor a um amigo ou está mudando para uma cidade nova onde não conheça ninguém e não quer ou não pode pagar três aluguéis adiantados. Conheça essa nova forma de garantir o pagamento do aluguel, criada pelas seguradoras. 
 1. A Lei do Inquilinato de 1991 prevê três formas de garantia de locação: fiador, caução (pagamento antecipado de três aluguéis) e o seguro-fiança locatícia.
2. O custo do seguro-fiança varia entre 50% a 100% de um aluguel, dependendo do tipo de cobertura escolhida. O seguro pode cobrir não apenas o aluguel, como também o condomínio, prejuízos causados ao imóvel, multas contratuais. Os contrários ao seguro-fiança acusam seu valor como sua maior desvantagem.
3. O seguro pode ser pago à vista ou parcelado em até 12 vezes. Para evitar o não-pagamento muitos proprietários exigem que seja escolhido um pagamento à vista ou no máximo em poucas parcelas.
4. Como o seguro-fiança é uma proteção para o proprietário, muitos aceitam dividi-lo com o inquilino e alguns chegam a pagá-lo totalmente. Ao ser constatada a falta de pagamento o proprietário continua recebendo os aluguéis, enquanto que na fiança tradicional ele teria que entrar na Justiça para receber os atrasados.
5. O seguro precisa ser renovado a cada 12 meses, enquanto o contrato de aluguel dura 30 meses.
6. Verifique antes, pois algumas imobiliárias e donos de imóveis não estão acostumados a trabalhar com o seguro-fiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...