sexta-feira, 6 de maio de 2011

Resolva o problema você mesmo: canos entupidos

 


Quem nunca sofreu ou se desesperou com aquela água parada na pia, na banheira e até no vaso sanitário que jogue a primeira pedra. Essa situação é um incômodo, pois além de desagradável, pode nos impedir de usar equipamentos essenciais da casa. Então ensinaremos você a lidar com os entupimentos, sem ter que recorrer a um especialista.

A primeira e mais básica solução para um ralo de pia entupido é apelar para o velho desentupidor de borracha caseiro, utensílio obrigatório para se ter em casa. Como funciona a partir da pressão exercida manualmente no sentido vertical, sua ‘boca’ deve estar totalmente imersa na água parada da área a ser desentupida. 

Certifique-se de tapar as saídas de excesso de água com panos molhados ou até com a mão, para não perder a pressão. Mas tome cuidado quando for fazer esta pressão, pois ela pode forçar tubagens com juntas mais antigas.



Se isto não funcionar, uma alternativa é utilizar um arame de aço, que pode ser encontrado em qualquer loja de material de construção (ou até pode-se utilizar um cabide antigo de arame desdobrado), dobrar uma das pontas e introduzir aos poucos dentro do ralo, procurando sentir qualquer obstáculo. 

Se encontrar o local de entupimento, cutuque-o com o arame várias vezes até ele se desfazer. Muita calma nessa hora, pois o processo pode ser um pouco demorado, mas funciona!

Algo que funciona melhor que o arame simples são os cabos de aço em forma de mola, guias em espiral de diversos tamanhos (3, 5 ou 9 metros), que permitem um maior alcance que o do método anterior. 

O modo de uso é igual o anterior: basta introduzir o cabo no lugar entupido e depois girar, forçando a zona do entupimento com a ponta do cabo. Esta introdução do cabo pode não ser direta, às vezes é necessário ir avançando e recuando.

Se o local entupido for sua banheira ou o lavatório, devido o acúmulo de cabelos nos canos e a gordura de certos produtos de higiene, que colaboram para este amontoamento, as mesmas dicas são válidas: o clássico desentupidor e, se este não funcionar, o cabo de aço.

Já se for seu vaso que estiver entupido devido a excesso de papel higiênico jogado, despejar um balde de água, pode solucionar o problema, já que gera mais pressão que a descarga. Se o entupimento for causa de um objeto que foi deixado cair no vaso, vista as luvas e o retire. Se nada disso funcionar, pegue novamente o bom e velho desentupidor. 

Como algumas privadas não permitem o uso deste devido sua configuração, um truque é utilizar um esfregão para o mesmo fim, que pode ser envolto em saco plástico para aumentar a pressão a ser exercida.

Como vocês puderam notar, desentupir é uma tarefa simples, que qualquer um pode fazer, é só ter os equipamentos certos. No entanto, se a situação estiver muito feia e nada funcionar, não há jeito, chame um profissional.

E aí, o que acharam dos métodos de desentupimentos? Já conheciam? Já sofreu muito com canos entupidos? Compartilhe e dê sua opinião, ela é muito importante para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...