segunda-feira, 9 de maio de 2011

Minha Casa, Minha Vida precisa evoluir



O mercado imobiliário brasileiro tem desafios pela frente para o sucesso do “Minha Casa, Minha Vida” - programa habitacional do governo federal - continuar. Essa é a visão de Flávio Prando, vice-presidente de Habitação do Secovi-SP (Sindicato de Habitação de São Paulo).

Segundo ele “O Minha Casa, Minha Vida” quebrou paradigmas, oferecendo subsídios e proporcionando poder aquisitivo para quem não tinha, por meio de taxas reduzidas. “Se não nos mobilizarmos, vamos perder o melhor modelo já implantado”, afirmou

Para isso, ele sugere a busca por soluções de continuidade, como atualização da renda atendida pelo MCMV e do subsídio, para operar com valores mais adequados à realidade.

O vice-presidente de Habitação também defendeu uma alteração do contrato formal da Caixa, operacionalizadora do programa, acrescentando a cláusula suspensiva para diminuir a sobrecarga de ter que assinar mais de cem contratos por dia; e evitar o desenquadramento do comprador quando este tiver sua faixa salarial alterada.

As ideias de Prando foram corroboradas pelo novo vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte, que afirmou que o primeiro passo rumo a uma política perene de habitação já foi dado: em dois anos do “Minha Casa, Minha Vida”, 1 milhão e 50 mil unidades foram contratadas.

De acordo com Duarte e com os profissionais do Secovi, muito já se fez, mas é hora de evoluir, para fazer com que o Brasil supere o déficit habitacional, principalmente no Norte de Nordeste, em que ele é bem significativo. Ainda assim, o estado de São Paulo sozinho tem o déficit de 1 milhão de habitações.

Diante deste quadro, o novo vice-presidente traz algumas novidades: a estruturação de área específica para fazer a gestão completa de negócio de habitação de interesse social e outra para o negócio de habitação de mercado. Ele ainda afirmou que a Caixa está investindo na capacitação e multiplicação dos correspondentes imobiliários, que hoje contam com 7.600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...