segunda-feira, 23 de maio de 2011

Apartamentos nos últimos andares podem valer o dobro



Se você gosta de curtir a vista panorâmica de sua cidade deve estar disposto e preparado para gastar até o dobro do que pagaria em um apartamento nos primeiros andares. Isso porque atualmente o preço de unidades iguais está sendo escalonado pelo andar em que se encontra.

A regra é quanto mais alto, mais caro – literalmente - sendo que a diferença de preço entre os últimos andares e as plantas mais baixas pode ultrapassar os 50%. Isso devido não só a melhor qualidade da vista, mas também da insolação e do menor barulho da rua.

Assim, é plausível imaginar que o preço de uma unidade do último andar de um prédio em frente a marginal Pinheiros e com vista para o Jóquei Clube custe R$ 6,2 milhões, 59% a mais que os R$ 3,9 milhões de uma unidade de mesmo tamanho no primeiro. Essa diferença se explica não somente pela visão escapista do clube, mas pelo barulho da marginal, que desqualifica os níveismais baixos.

Ainda assim, a vista continua sendo o maior atrativo dos andares superiores, principalmente em uma cidade caótica e cheia de “concreto” como São Paulo. 

Desta forma, as construtoras levam a vista do imóvel em consideração na hora de elaborar seus empreendimentos, procurando criar o maior número de unidades possíveis com uma vista interessante, ou para uma área verde, ou uma panorâmica da cidade, cuja beleza se torna um atrativo para o imóvel.

Um prédio inteiro que possibilite uma vista boa - como a do campus da Universidade de São Paulo, do Parque Ibirapuera e da Rua Curitiba – vale mais e possui maior liquidez. Tanto que a diferença entre primeiro e último andar se torna bem menor, cerca de 15%, devido à presença da área arborizada e pouca influência dos barulhos de trânsito.

O preço da vista já vem incluso na parcela, nos empreendimentos novos. Mesmo que um prédio novo comece a ser construído em frente e atrapalhe a visão, o valor dificilmente diminuirá. No entanto, neste caso, provavelmente o apartamento não será a primeira opção na hora da revenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...