terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fui contemplado!?

Uma das opções para se comprar um imóvel é investir em consórcio, um grupo de pessoas físicas que cotam o valor de um bem. É um investimento a longo prazo, já que existem consórcios de cinco a 15 anos. O contemplado recebe uma carta de crédito com um valor para compra do imóvel.

Para ser contemplado, você pode esperar ser sorteado (são normalmente dois ou três contemplados por mês) ou você oferece um lance. Este é o ponto que mais precisa ser pesquisado em um consórcio.

Nos consórcios não há juros, mas há taxas administrativas que fazem você desembolsar cerca de 20% a 30% a mais que o valor da carta. Quando você receber sua carta de crédito, terá cerca de seis meses para conseguir o imóvel para comprar.

As quatro primeiras prestações são mais altas porque estão embutidas algumas taxas administrativas, por isso não é preciso dar entrada, as prestações não podem ultrapassar 30% da renda familiar e são fixas. Além da comprovação de renda e análise de crédito, o banco cobrará taxa para fiscalização do imóvel. Os custos de escritura e imposto variam de 4% a 7%. 

O lance pode ser feito a qualquer momento e deve ser de pelo menos 20% do valor da carta. Quanto maior o lance, maior a chance de ganhar. Se você não é contemplado, você não perde o dinheiro. A carta pode custar 20% a mais, por causa de taxas como as de vistoria do imóvel, administração do grupo etc.

O mais aconselhável é economizar uma boa quantia para fazer. Pode-se abater diminuindo o prazo ou diminuindo o valor da prestação.    


     Vantagem - chances de antecipar o investimento.

Você pode comprar qualquer tipo de imóvel e normalmente em todo o País, sem necessariamente ter residência na cidade.

     Desvantagem - você precisa de um dinheiro extra se também paga aluguel.

Pode correr o risco de não ser contemplado rapidamente.

Tome cuidado
•Pesquise sobre a idoneidade da empresa de consórcio.
•Os encargos são altos e devem ser cuidadosamente analisados. Compare. Há sites que ajudam você a perceber as vantagens e desvantagens.
•Lembre-se que você pode correr o perigo de ser o último contemplado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...