segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Enchentes: como amenizar os riscos quando sua casa é atingida


As fortes chuvas e as consequentes enchentes estão fazendo várias vítimas e causando prejuízo por todo o país. Se você reside em uma área sujeita a este perigo, ou já está sofrendo com as inundações, saiba que alguns cuidados devem ser tomados com a casa para não ter mais prejuízos. Se não houver escapatória e você estiver em casa, é necessário que algumas providências sejam tomadas. 

A primeira é desligar a energia elétrica na caixa de força de seu imóvel, pois por ser condutora de eletricidade, a água pode provocar choques. Se estiver descalço ou com os pés molhados, não toque em tomadas, use sempre um chinelo de borracha ou outro sapato. Após a redução da água, deve-se ir atrás de um eletricista para analisar a rede antes de os disjuntores serem religados.

Feche também os registros de água, assim você protege a tubulação da água suja das inundações. Se você não fizer isso, deverá procurar um serviço especializado para que seja feita a descontaminação dos encanamentos. Isso porque o contato com água suja e lama expõe as pessoas a doenças como diarreias, leptospirose e hepatite A, além de poder causar problemas de pele. 

Por isso também é indicado que após as enchentes, os locais afetados sejam desinfetados e que sejam redobrados os cuidados com a higiene, a água e a comida. As enchentes podem contaminar as redes de abastecimento, desta forma, deve-se usar pastilhas de cloro, ferver a água ou comprar garrafas de água mineral tanto para consumo como para a lavagem de alimentos, escovação de dente e banho.

Para evitar doenças como a leptospirose, limpe e desinfete com água sanitária diluída em água limpa tudo o que foi molhado: áreas internas, externas e caixa d’água. Use luvas, botas de borracha e sacos plásticos para ter o mínimo de contato com a água suja. E jogue fora o que não pode ser limpo, principalmente comida e medicamentos, mesmo os embalados, pois a água da inundação pode ter componentes químicos e de esgoto. Você pode não gostar da ideia, mas é melhor ter prejuízo financeiro do que arriscar a saúde. 

Quando a água começar a entrar, se der tempo e tiver um andar superior, carregue para lá itens básicos como água potável, alimentos e roupas. Também evite andar pela água, pois você pode cair na enxurrada e ser levado pela correnteza. Se não tiver escolha, ande por onde há menos movimento e sempre leve uma vara (cabo de vassoura pode servir) para sentir se o próximo passo é seguro, se o lugar é raso e firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...