terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Troco minha casa pela sua!


A possibilidade de uma família trocar a sua casa por outra, sem necessidade de contrair um novo empréstimo bancário, alterar a titularidade do empréstimo atual ou mudar de instituição bancária pode parecer estranha, por este motivo a permuta gera muitas dúvidas. Hoje vamos esclarecer como é o acordo e quais as vantagens e desvantagens.

Quando se pretende trocar de imóvel, o proprietário pode optar por fazer uma permuta ao invés de vender a sua casa e comprar outra, pois isso traz benefícios econômicos e fiscais. Se houver diferença de valores entre imóveis, quem fica com o bem de maior valor, paga o diferencial do preço. Essa troca de casa através da permuta permite gerar poupanças nos impostos, na medida em que o IMT (Imposto Municipal de Transações) a pagar será só sobre o diferencial de valor entre os imóveis. Permite que os proprietários dos imóveis mais caros recebam dinheiro pela diferença.
Só se considera contrato de permuta, aquele em que as prestações de ambas as partes compreendem bens imóveis. O IMT é devido pelo permutante que receber os bens de maior valor, sendo o mesmo calculado com base na diferença de valores atribuídos, ou sobre a diferença dos valores patrimoniais tributários dos imóveis permutados. 

As vantagens da permuta são a facilidade do processo e os benefícios na hora de pagar impostos. No mercado atual muitos dos potenciais adquirentes de imóveis não tomam a decisão de compra porque têm outro imóvel para vender. Assim, esta solução pode ser ideal para as famílias que já sejam proprietárias de um imóvel e que necessitem mudar de casa, sem ter que colocar a sua casa à venda. 

Mas, há algumas dificuldades nessa modalidade, pois nem sempre é fácil fazer o cruzamento de interesses das partes que pretendem vender uma habitação para comprar outra. Encontrar proprietários que tenham coincidência de interesses é a maior dificuldade, já que permutar implica que as duas ou mais partes estejam mutuamente interessadas nas propriedades umas das outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...