quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Proprietário X Inquilino – Evite o acordo verbal!

Você, com certeza, sabe que é importante analisar as condições antes de fechar qualquer negociação. Por isso, fique atento as lições de planejamento financeiro e as dicas para chegar a uma boa decisão.

Na tentativa de economizar, alguns proprietários optam por alugar o imóvel sem a ajuda de um profissional. Mas, cuidado, a negociação direta pode não ser a melhor escolha, tanto para o proprietário, quanto para o inquilino. Quem resolve alugar o imóvel precisa garantir a capacidade do inquilino de efetuar os pagamentos.

Sendo assim, como inquilino, não se ofenda pelo fato de analisarem seu crédito, por meio de cópia de contracheque, carta de banco com saldo médio, ou que  solicitem garantias como depósito, seguro, fiador etc.

Afinal, se o imóvel fosse seu, tomaria o mesmo cuidado.

Também, é importante que o contrato de locação inclua as obrigações, os direitos e as sanções, em caso de não cumprimento das regras estipuladas, para ambas as partes.

Não se esqueça de observar bem os termos nos quais o aluguel será reajustado. Por mais que isto pareça óbvio, este é um item que a maioria das pessoas se esquece e que gera muita disputa, sobretudo em épocas de alta da inflação.

Como inquilino, faça uma visita de inspeção no imóvel, assim você poderá observar todos os detalhes. No caso de algo permanecer na casa ou apartamento, assine uma declaração de todos os bens e móveis, como suas condições gerais. O ideal é anexar uma lista com todos os itens.

Isso evita que lhe cobrem um aluguel mais alto, alegando que você não terá despesas com armários dos quartos e estante da sala e, ao receber as chaves, perceber que o apartamento está completamente vazio.

O contrato é uma garantia tanto para o inquilino quanto para quem aluga, por mais que seja um amigo ou parente.


Um dos pontos de preocupação do proprietário de um imóvel é o IPTU. E você sabe por quê? É que o imposto segue vinculado ao nome dele, por não poder ser transferido para o nome do inquilino.

Já do restante, é recomendável que se transfira todas as contas possíveis dos imóveis como, por exemplo, as contas de energia, gás e água. Além de organizar as contas, isso sinaliza seu comprometimento em relação ao contrato assumido.

Portanto, para não ter problemas futuros, evite qualquer acordo verbal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...